Sede
Avenida 29 de Março, N.738 , S L/ Esc.3
info@sealhumancompany.pt
Contactos
info@sealhumancompany.pt
Tel: +351 256 065 965
Chamada para a rede fixa nacional
Back

FELICIDADE NAS ORGANIZAÇÕES – 18.ª EDIÇÃO

[vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”No passado dia 3 de Junho o Auditório Caixa Geral de Depósitos da Nova School of Business and Economics recebeu mais uma edição do “Felicidade nas Organizações”, um evento solidário organizado pela Powercoaching e que contou com o apoio da Económico TV, L’Oréal, Caixa Geral de Depósitos, Vida Económica, Ordem dos Economistas, SKODA, IIRH. Com um painel de oradores de grande qualidade que primou pela sua diversidade e pelas diferentes abordagens à volta do mesmo tema, esta ação apoiou uma causa solidária (toda a receita reverteu a favor da Associação Pais em Rede) e teve uma forte adesão por parte do público que ultrapassou a centena de participantes, oriundos de empresas, universidades e organizações em geral.

A abertura do evento ficou a cargo de Ricardo Cibrão (Powercoaching), que agradeceu a presença de todos e apresentou o programa e introduziu os dois painéis de oradores, moderados de forma superior pela experiente e dinâmica jornalista Madalena Queirós (Económico TV). Ainda antes do inicio das intervenções houve tempo para Luísa Beltrão (Presidente da Pais em Rede) agradecer “à Powercoaching por este iniciativa, que não iremos esquecer”.

Aproveitando a sua presença em palco, Orlando Teixeira (Diretor Geral Škoda/Siva), entregou um cheque solidário no valor de mil euros, a favor da Associação Pais em Rede, realçando “ o apoio que a Škoda têm mantido aos longo do tempo, a cultura, ao desporto e às instituições sociais”.

1.º Painel : Madalena Queirós (moderadora), Mafalda Ribeiro (Escritora), Orlando Teixeira (Škoda/Siva), Daniel Traça (Nova SBE)

No primeiro painel de oradores Daniel Traça (Dean da Nova SBE) iniciou a sequência de intervenções, realçando “a grande dificuldade das atuais organizações reterem os seus talentos, numa economia que começa a dar sinais de abertura”. Para o atual Diretor de uma das mais prestigiadas Escolas de Negócios da Europa, “a Felicidade é um conceito vago que deverá ser associado ao sentido e propósito. Cada vez mais a satisfação e a realização pessoal são o motor de cada um de nós e, desta forma, também o motor de desenvolvimento das organizações. Quando os colaboradores estão satisfeitos e motivados em contribuir para algo maior, as organizações têm mais sucesso.“

A segunda intervenção ficou a cargo de Orlando Teixeira (Diretor Geral Škoda/Siva), que apresentou a ligação da história da marca checa ao conceito “Human Touch”, traçando uma linha do tempo desde a sua criação em 1895 até a atualidade, “é a paixão pelo Cliente, pelas pessoas, é o princípio seguido pelos fundadores da Škoda, Laurin & Klement, que ainda hoje está no nosso espírito e pauta o novo comportamento para tornar os Clientes felizes e, consequentemente, disseminar este sentimento pelos Colaboradores”. Em Portugal a Marca Škoda é representada pela SIVA, que é o distribuidor das marcas do Grupo Volkswagen, sendo a maior empresa do setor automóvel do país, afirmando a este respeito Orlando Teixeira “ a felicidade também se encontra com a realização de resultados. A paixão pelo que fazemos, a confiança na grandeza da empresa, e o orgulho que temos em trabalhar na SIVA e na Škoda foi a chama que em geral nos manteve altamente motivados em tempos de crise.”

Para fechar o primeiro painel, a sequência prevista não poderia ter terminado da melhor forma com a inspiradora Mafalda Ribeiro (Escritora/Oradora Motivacional), alguém que nasceu graves problemas de saúde e a quem os médicos dava pouca esperança de vida. Pois vida é coisa que não falta a Mafalda Ribeiro “ Ninguém nasceu para sobreviver, viemos ao mundo para viver e não foi de forma infeliz. Portanto, agradeçam tudo o que conquistam, tudo o que têm! O contexto organizacional precisa de pessoas conhecedoras de quem são, conscientes do que cá estão a fazer e foram chamadas a ser, para poderem ser apaixonadas pelo que fazem”. Terminou lançando um desafio a todos presentes “Escolhi adoptar uma postura de aceitação e de optimismo perante o futuro. E vocês?”. Sábias palavras, para quem a superação é uma atitude diária.

2.º Painel: Madalena Queirós (moderadora), Inês Caldeira (L’Oréal), Adriano Duarte Neves (NOS Comunicações), Miguel Ribeiro Ferreira (Fonte Viva), Sérgio Almeida (Powercoaching)

A segunda parte do “Felicidade nas Organizações” começou com uma surpresa: Inês Caldeira (General Country Manager L’Oréal) que não pode estar presente, fez questão de gravar um vídeo para o evento com uma mensagem bem clara “Ter colaboradores felizes e trabalhar num ambiente de cooperação é provavelmente um dos factores que mais determina o sucesso de uma organização. Tento incutir essa cultura através de um reforço permanente no valor e talento das pessoas que trabalham na L’Oréal, na celebração dos resultados, em actividades de promovam a cooperação entre as diferentes gerações e na criação de uma cultura de management orientada para as pessoas e o respeito”

A intervenção seguinte ficou a cargo de Adriano Duarte Neves (Executive Board Member NOS Comunicações), que defendeu “As mudanças organizacionais são sempre momentos delicados, onde é difícil ter soluções que satisfaçam todo o universo envolvido. Compete aos líderes explicar o porquê das mudanças, a necessidade de o fazer, o ambiente competitivo ou de mercado que torna essas mudanças imperiosas.”. Para este gestor que já passou pela liderança de várias empresas “ a felicidade nas organizações depende das nossas expectativas, da empresa que escolhemos, dos líderes, das oportunidades, entre outros fatores”.

Miguel Ribeiro Ferreira (Chairman Grupo Fonte Viva), deu seguimento ao painel trazendo três ideias chave para a felicidade nas organizações “o primeiro grande passo é ter uma atitude positiva no dia a dia, enfrentar os desafios com um sorriso e contagiar enquanto líder as minhas equipas e as pessoas que me rodeiam. O segundo ponto para mim passa por filtrarmos a informação que recebemos. Por muito negativas que sejam as noticias o mundo continua a avançar e a existir! Para terminar deixo a terceira ideia importante: incluir pessoas com deficiências nas organizações aumenta a dimensão humana e o trabalho em equipa. Foi isso que fizemos na nossa empresa e sentimos um aumento da produtividade nas áreas onde admitimos pessoas com deficiência para trabalhar.”

Para terminar, Sérgio Almeida (CEO e Fundador da Powercoaching), encerrou o evento de forma motivadora, apelando a reflexão e ação “ o conceito de felicidade nas organizações está ligado às pessoas, processos e resultados. A cultura de empresa é fundamental, as pessoas não abandonam más empresas mais sim maus líderes”, afirmou Sérgio Almeida que deixou como grandes desafios “primeiro: a capacidade de sermos mais flexíveis nas organizações: o que nos fez ter sucesso no passado não é necessariamente o que irá fazer ter sucesso no futuro, as novas competências assentam no conhecimento, habilidade, atitude e comportamento. Segundo: a autonomia é fundamental para que a motivação seja uma constante, depende dos líderes a capacidade de delegar. Terceiro: o propósito é fundamental numa organização, a paixão com que enfrentamos o dia-a-dia, o sentido naquilo que fazemos”.

E assim terminou mais uma edição do “felicidade nas organizações”, onde as palavras propósito, paixão, sentido, gratidão, futuro, talento e mudança, foram das mais ouvidas. Ficou no final a sensação que valeu a pena e a pergunta que se coloca” para quando o próximo”?” font_container=”tag:h6|text_align:justify|color:%23101828″ google_fonts=”font_family:Lato%3A100%2C100italic%2C300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C700%2C700italic%2C900%2C900italic|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][/vc_column][/vc_row]

Seal Human Company
Seal Human Company
http://www.sealhumancompany.com

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para saber mais, consulte a nossa política de privacidade. Políticas de privacidade