Como qualquer desporto, o golfe necessita de um treino técnico específico que está ligado à prática da modalidade e ao processo de preparação para a competição. Para melhorar o seu desempenho e diminuir o número de pancadas de uma prova, para além desta componente técnica, o jogador tem que se conhecer, mudar o seu comportamento e realizar uma transformação interna.
Apesar de já existir uma enorme consciência em torno desta realidade, a componente emocional ainda não está aplicada de uma forma consciente e consistente.
Aqui surge o coaching como um processo que desbloqueia o potencial do jogador e maximiza o seu desempenho desportivo. Este processo é limitado no tempo, proporcionando um espaço de confiança e de sigilo entre o golfista e o coach, preparando o jogador em termos de autoconhecimento e de motivação para a realização de um torneio.
Por outras palavras, para melhorar a sua “performance“, o jogador deve estar devidamente acompanhado por um preparador físico, um treinador e por um coach. Enquanto o treinador orienta o atleta para a componente técnica, táctica e física, o coach apoiá-lo-á estimulando o seu potencial e preparando-o para gerir as emoções que resultam, por exemplo, de uma má pancada, um putter falhado e da pressão do jogo, sem interferir na componente técnica (pontaria, pega, postura…) nem na componente táctica (escolha do ferro a utilizar na próxima pancada).
Estamos a viver num mundo que está a mudar muito rapidamente e muitas vezes este ritmo impede-nos de nos conhecermos melhor e de percebermos a dimensão do nosso potencial. O golfe é uma atividade desportiva com etiqueta, onde se incute e promove o respeito pelo campo, pela natureza e pelos outros. O coaching aumenta o grau de autoconsciência, a motivação, e promove a autonomia e a orientação para os resultados, contribuindo para diminuir o gap entre o potencial do jogador e o resultado obtido numa competição.
José Domingos Nogueira da Silva
CEO Intergolf
Curso Treinadores Grau III, Nº 75680
Formador Formação Contínua de Professores – Golfe (Registo CCPFC/RFO-36466/15)
Certified International Practitioner Coach (ICU)
As atividades do Open Day 2016 incluem a realização de ações de demonstração, experiências de Golfe vocacionadas para não praticantes, divulgação da história do Golfe, divulgação dos benefícios que a prática desta modalidade representa para a saúde e bem-estar dos praticantes, entre outras!
No workshop da Powercoaching, José Domingos vai dar o seu testemunho sobre a aplicação do coaching no golfe, explicando como pode esta metodologia ajudar a potenciar as capacidades dos atletas profissionais e dos praticantes comuns.
A Powercoaching lança-lhe o convite para estar presente com a sua família, equipa ou clientes no próximo Open Day 2016!” font_container=”tag:h6|text_align:justify|color:%23101828″ google_fonts=”font_family:Lato%3A100%2C100italic%2C300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C700%2C700italic%2C900%2C900italic|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][/vc_column][/vc_row]