(Por João Luís de Sousa)” font_container=”tag:h6|text_align:justify|color:%23101828″ google_fonts=”font_family:Lato%3A100%2C100italic%2C300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C700%2C700italic%2C900%2C900italic|font_style:700%20bold%20regular%3A700%3Anormal”][vc_column_text]O Grupo F. Rego é uma referência desde 1979 na corretagem e consultoria de seguros. Enquanto Administrador, quais os desafios que enfrenta atualmente na liderança das pessoas e dos negócios?
Vivemos num ambiente em constante mudança que exige de todos os gestores uma grande capacidade de adaptação das suas organizações e equipas. A gestão de pessoas neste ambiente é simultaneamente um desafio complexo e aliciante. As aspirações e expectativas, numa sociedade cada vez mais informada, ligada e em mutação tornam a tarefa de gestão de pessoas bastante diferente do que ocorria no século passado.
Se tivesse que escolher um(a) líder que seja uma referência para si, quem escolheria e porque razões o faria?
Não posso afirmar que tenho um líder modelo. Existe um conjunto de personalidades que por motivos diferentes me inspiram e me fazem procurar a melhoria contínua.
O meu Pai, seguramente, pela audácia e tenacidade de em circunstâncias bastante adversas ter lançado as raízes e desenvolvido uma empresa de sucesso. Warren Buffet pela consistência. Steve Jobs pela visão. Enfim, o mundo está repleto de excelentes exemplos de sucesso nas mais diversas áreas, sendo que devemos procurar inspiração nestes ou noutros modelos mas tendo sempre presente o nosso papel em cada organização e o seu grau de maturidade.
Como comenta o enquadramento da “Nova Liderança” nas organizações atuais, onde as pessoas estão no centro desta visão holística, cada vez mais presente na gestão e nos negócios?
Penso que o mundo empresarial se consciencializou da importância do factor humano no sucesso de qualquer projecto, mas com especial relevo na área dos serviços e intangíveis onde operamos. Depois de se ter investido e revolucionado processos, é chegado o tempo de valorizar cada vez mais o elemento humano, harmonizando o mesmo com as necessidades da organização e da sociedade.
Como projeta o futuro do Grupo F. Rego?
Como referi acima, vivemos tempos de grande incerteza,quer em termos económicos quer em termos geopolíticos. O mundo muda a uma velocidade impressionante, abalando paradigmas e modelos de organização. No Grupo REGO vemos o futuro com ambição, como um desafio que queremos vencer em equipa, sendo um dos operadores que molda o futuro e não se limita a adaptar ao mesmo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]