Luís Saraiva, secretário-geral da AICCOPN, que abriu a conferência, analisou o momento de crise que tem afetado muitas das empresas do setor, defendendo que “a crise trouxe vários problemas as empresas, representou uma autêntica ‘parede’ que bloqueou o crescimento e fez com que muitas desaparecessem. Podemos dizer que, apesar de tudo, as que ficaram hoje estão mais atentas, e corrigiram problemas do passado”.
Ricardo Cibrão, diretor de Marketing e Comunicação, Powercoaching, abordou o tema da inovação enquanto “caminho para o sucesso das empresas, equipas e pessoas”, tendo sido vários os exemplo que deu de grandes empresas a nível mundial “que viram na mudança uma oportunidade de inovarem e fazerem algo diferente e para melhor. Casos como os do Youtube, Apple, IBM, McDonalds”.
O arquiteto José Eduardo Silvestre teve na sustentabilidade o grande eixo condutor da sua intervenção, questionando a audiência sobre a nova arquitetura e os desafios que um gabinete tem de ultrapassar nos dias de hoje: “O arquiteto está sempre à espera de fazer a sua grande obra, a sua ‘Casa da Música’, esquecendo-se muitas das vezes que no dia-a-dia tem imensas pequenas obras que poderá realizar para manter a viabilidade económica do seu negócio”. Sempre colocando vários exemplos práticos, José Eduardo Silvestre exemplificou a propósito da sustentabilidade: “Vejam os exemplos das escolas. Hoje em dia temos escolas novas ditas exemplos de sustentabilidade, em que a manutenção é tudo menos sustentável, algumas nem janelas podem abrir devido aos sofisticados sistemas de regeneração de ar, que muitas das vezes ficam desligados”.
Sérgio Almeida, fundador e diretor geral da Powercoaching, fechou o evento fazendo a ponte entre as várias intervenções anteriores, questionando “se as estratégias de sucesso do passado servem para o futuro? Quando muitos acham que o que os trouxe até aqui é o que os vai levar até ao sucesso futuro, insistindo nos mesmos comportamentos, na rigidez de ideias, nas certezas absolutas, será que não veem o exemplo da Kodak? O seu ‘slogan’ era ‘para mais tarde recordar…’. “Os dinossauros eram os animais mais poderosos da sua era, dominaram a terra, e foram extintos, basicamente porque não se adaptaram as novas condições de vida”. Para encerrar esta conferência, Sérgio Almeida terminou com um discurso inspirador para a plateia, pedindo a todos que “não abdiquemos da nossa visão e das nossas metas, mas estejamos preparados para mudar a estratégia, sejamos os líderes da nossa vida e dos nossos sonhos!”” font_container=”tag:h6|text_align:justify|color:%23101828″ google_fonts=”font_family:Lato%3A100%2C100italic%2C300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C700%2C700italic%2C900%2C900italic|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”][/vc_column][/vc_row]